terça-feira, dezembro 13, 2005

"Japão: Tóquio levantou embargo à carne de bovino norte-americana e canadiana"

O AgroNotícias informa que "O governo japonês levantou ontem o embargo sobre as importações de carne de bovino norte-americana e canadiana em vigor desde 2003, anunciou o ministério da Agricultura.
'O reinício das importações foi aprovado', afirmou o vice-ministro da Agricultura, Mitsuhiro Miyakoshi, acrescentando que 'é importante que o governo norte-americano aplique as regras que foram decididas' entre as partes.
Os peritos japoneses pediram que apenas os bovinos com menos de 20 meses sejam autorizados para a importação e que os órgãos de risco (como o cérebro) sejam retirados das carcaças.
O Japão suspendeu as suas importações em Maio de 2003 para a carne de bovino canadiana e em Dezembro do mesmo ano para a carne de bovino norte-americana, após a descoberta de um caso de BSE num bovino no Canadá e posteriormente num do Estado de Washington.
O contencioso envenena as relações comerciais entre o Japão e os Estados Unidos, onde vários parlamentares influentes reclamaram sanções de 3,1 mil milhões de dólares contra Tóquio, montante equivalente ao que a agricultura norte-americana considera ter perdido em 2004 devido ao embargo. Antes do embargo, o Japão era o principal importador de carne de bovino norte-americana."

Nenhum comentário: