quinta-feira, dezembro 15, 2005

"Agricultura: Oferta da UE sem equivalência na OMC"

Como dá conta o AgroNotícias, "A oferta feita pela União Europeia perante a Organização Mundial do Comércio para abrir mais a sua agricultura não teve 'equivalência' entre os outros países da instituição, lamentou hoje em Hong Kong o comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson.
A última oferta apresentada no fim de Outubro por Bruxelas, que colocou sobre a mesa uma redução de 46 por cento dos seus direitos alfandegários agrícolas, 'não recebeu o equivalente por parte dos outros membros da OMC', afirmou Mandelson no seu discurso solene perante a conferência ministerial da organização. 'Estou desiludido pelo facto dos outros se terem recusado a discutir esta oferta connosco', acrescentou o comissário europeu para o Comércio, cuja proposta foi considerada insuficiente pelos países em vias de desenvolvimento e pelos grandes exportadores agrícolas como os Estados Unidos.
Pelo contrário, a mesma proposta foi considerada excessiva por alguns Estados membros da União Europeia como a França." (A hiperligação foi acrescentada)
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: