terça-feira, dezembro 27, 2005

Em Portugal, "Retalhistas chegam a aumentar em 70% o preço de frutas e legumes"

O Diário Económico dá conta que "O Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares denunciou hoje que os retalhistas chegam a aumentar em 70% o preço das frutas e legumes, criando grandes diferenças entre o preço do produtor e o consumidor.
Em declarações, a presidente do Observatório, Maria Antónia Figueiredo, afirmou que se verifica uma grande diferença entre o preço praticado pelo produtor e o que chega aos consumidores, o que se deve aos retalhistas, como grandes superfícies, frutarias, supermercados, entre outros.
As conclusões constam de um estudo feito pelo Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares com base na evolução das cotações de duas frutas de grande consumo (Pêra Rocha e Maça Golden Delicious) e de duas hortaliças (Cenoura e Couve-flor) entre os anos 2000 e 2003. Maria Antónia Figueiredo esclareceu que o objectivo do estudo foi tentar perceber o que se passava nos mercados hortofrutícolas, pois os produtores queixam-se de venderem ao mesmo preço, enquanto os consumidores lamentam o facto de comprarem cada vez mais caro. 'Se os preços se mantém como chegam cada vez mais caro aos consumidores', questionou a presidente do Observatório, acrescentando que os responsáveis por esta diferença só podem ser os retalhistas."
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: