quinta-feira, dezembro 01, 2005

"Alterações climáticas: Comércio de emissões de carbono oficializado"

De acordo com o AgroNotícias, "O comércio internacional de emissões de gases poluentes no âmbito do Protocolo de Quioto foi oficializado quarta-feira, com a aprovação do quadro regulamentar na Conferência da ONU para as Alterações Climáticas, a decorrer em Montreal, Canadá.
Este comércio permitira a compra e venda de direitos poluentes por parte dos países incumpridores das metas de redução de gases. O funcionamento deste novo mercado vai basear-se na fixação de um preço internacional do carbono, assim como na definição de locações das emissões para os países.
Este é um dos três mecanismos constantes do quadro regulamentar final - baseado nas regras dos Acordos de Marraquexe em 2001-, adoptado quarta-feira pelos 34 representantes dos países que ratificaram o Protocolo de Quioto. Os outros dois componentes são o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e Implementação Conjunta.
O quadro regulamentar define igualmente o modo de avaliação das emissões feitas pelos países e regras sobre retenção de dióxido de carbono com recurso à utilização dos solos agrícolas e das florestas."
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: