segunda-feira, fevereiro 12, 2007

"Tarifa do lixo poderá ser incluída na electricidade"

Segundo o Dinheiro Digital, "O custo do tratamento e valorização do lixo pode vir a ser incluído na tarifa eléctrica, admite o Plano Estratégico Sectorial de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU II) cuja portaria foi hoje publicada em Diário da República.
O PERSU II, que vai vigorar entre 2007 e 2016, refere que não está implementado um sistema generalizado de colecta de receitas por parte das autarquias que permita a recuperação da totalidade dos custos associados à gestão dos resíduos.
As tarifas suportadas pelos munícipes são muito variáveis em termos de montantes cobrados e estão, em geral, desadaptadas 'das reais necessidades', considera o Plano. Deve ser, por isso, adoptada uma solução de cobrança 'que permita um sistema tarifário mais justo, realista e sustentável' Um dos casos que está a ser analisado é a cobrança da tarifa de tratamento e valorização de RSU através do tarifário eléctrico, para assegurar a sustentabilidade económica dos municípios e sistemas de gestão de resíduos e 'maior justiça e equidade para os cidadãos'."
Este artigo está disponível em texto integral.

Nenhum comentário: