sábado, fevereiro 03, 2007

"Portugal quer organismo da ONU para o Ambiente"

Segundo o Portugal Diário, "Portugal está na primeira linha de apoio à criação de uma agência da ONU para o Ambiente, disse este sábado à agência Lusa o ministro Francisco Nunes Correia, depois de participar numa conferência internacional, em Paris.
Mais de 40 países apoiam a criação de uma organização das Nações Unidas para o meio ambiente, hoje proposta na conferência de Paris, como forma de impulsionar uma política mundial contra as alterações climáticas do planeta.
'A reunião foi importante no plano político porque veio trazer para o primeiro plano aquilo que se chama uma governação mundial para o problema das alterações climáticas', afirmou o ministro do Ambiente, saudando o Presidente francês, Jaques Chirac, que - considerou - com grande sentido de oportunidade' lançou esta conferência.
O ministro português esteve hoje com vários homólogos de todo o mundo a discutir a criação de um organismo da ONU para o Ambiente (ONUA em português), na sequência da iniciativa francesa para responder internacionalmente aos riscos ecológicos globais.
Em declarações à Lusa, no final do encontro, Nunes Correia adiantou que a proposta 'encontrou grande apoio' e que foi constituído um grupo informal de trabalho, no qual Portugal participa, para promover e discutir as bases desse organismo com os países que não estão de acordo.
'Há países, nomeadamente do terceiro mundo, que vêem aqui uma ingerência, mas não é disso que se trata e é preciso esclarecer', disse.
O ministro explicou que existe já um programa neste sentido, embora com várias iniciativas dispersas, pelo que é preciso fazer um 'up-grade' e centrá-las num organismo, à semelhança do que acontece com a Saúde e o Comércio."

Nenhum comentário: