quarta-feira, fevereiro 07, 2007

"Kuando Kubango: Agricultura vai criar programa de preservação do meio ambiente"

Segundo o AngolaPress, "O director provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Francisco Manuel Mateus, disse hoje, em Menongue, província do Kuando Kubango, que a sua instituição vai criar, este ano, um programa de repovoamento florestal, visando a preservação do meio ambiente.
O agrónomo, que falava no acto provincial das comemorações do 17º aniversário da UNACA - União das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuária, realizado no bairro Sandungo, em Menongue, afirmou que este programa visa pôr fim ao desmatamento na província, o que põe em perigo o meio ambiente.
Garantiu que o referido trabalho estará em coordenação com o Instituto do Desenvolvimento Florestal (DF) na província e vai possibilitar a criação de polígonos de árvores para a produção do carvão e outro de repovoamento de árvores de frutas.
Sem precisar o número de árvores e a data do arranque do programa, o responsável disse ser necessário a mudança de mentalidade por parte da população, no que toca ao abate de árvores para a produção de carvão. 'É preciso plantar árvores, porque sem elas não haverá oxigénio e sem este bem não haverá vida. Temos que proteger a natureza para aumentar a produção porque é da produção que podemos acabar com a fome e a pobreza nas comunidades', sublinhou.
Defendeu, por outro lado, a necessidade das associações e cooperativas, depois da sua produção diversificada, apostarem na criação de mercados rurais onde possam comercializar os seus produtos.
O acto foi presenciado por representantes do Governo, de partidos políticos, entidades tradicionais, entre outros convidados.
No Kuando Kubango existem 322 associações, com 31 mil e 319 associados e 26 cooperativas, com 142 cooperativistas." (A hiperligação foi acrescentada)

Nenhum comentário: