quarta-feira, fevereiro 21, 2007

"Novo modelo de gestão da água abre caminho a privados"

De acordo com o Público Última Hora, "O Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento (PEAASAR II) abre caminho aos privados com um novo modelo de gestão integrada dos sistemas que admite concessões por dez a 15 anos, anunciou hoje o ministro do Ambiente. O novo PEAASAR, para o período 2007-2013, hoje apresentado publicamente, admite várias soluções de gestão, acrescentando uma nova, um modelo verticalizado que integra gestão em 'alta' (captação e distribuição de água aos municípios) e em 'baixa' (distribuição domiciliária).
Esta nova solução 'de articulação público-privada' pretende, segundo o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, tirar partido das parcerias já existentes entre a 'holding' estatal Águas de Portugal (AdP) nos sistemas em 'alta' e dar-lhe continuidade nos sistemas em baixa', concessionando-os a privados, em bloco ou de forma repartida.
'Não cria uma predisposição monopolista do Estado no sector, porque inclui a privatização da exploração dos sistemas, concessionando-os por dez a 15 anos e criando um mercado para as empresas privadas explorarem os sistemas', referiu o governante." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: