sábado, fevereiro 28, 2009

"China: Pequim aprovou uma lei sobre a segurança alimentar"

O Jornal de Notícias acaba de dar conta que "A China aprovou hoje uma lei sobre segurança alimentar, muito esperada após os numerosos escândalos dos últimos anos, indicou a agência Nova China.
A lei estava em preparação desde Outubro do ano passado, depois de conhecido o último grande escândalo, que envolve leite contaminado com melamina, que matou seis crianças e afectou mais 296.000 em toda a China.
'Esta lei prevê o estabelecimento de um sistema de controlo e supervisão, a criação de normas nacionais de segurança alimentar, um sistema de recurso e de sanções severas para com os infractores', indicou a Nova China.
A Nova China não revelou mais pormenores sobre o conteúdo da lei. No entanto, a agência oficial indicou quarta-feira que uma comissão única vai ser criada para se ocupar da segurança alimentar.
Até agora, a responsabilidade sobre segurança alimentar é partilhada entre várias administrações e esta comissão será colocada sob a autoridade directa do Conselho de Estado (governo), prosseguiu a agência oficial. O objectivo é 'reforçar o sistema de controlo alimentar, cujo fraco nível de eficácia é há muito tempo apresentado como a causa dos repetidos escândalos alimentares', sublinhou a Nova China.
Em Dezembro, três homens foram condenados à morte, um dos quais com pena suspensa, pela sua implicação no escândalo do leite contaminado." (A hiperconexão foi acrescentada)

Nenhum comentário: