sábado, outubro 07, 2006

"Comissão Europeia defende acordo internacional para salvar atum"

Segundo o Público Última Hora, "O comissário europeu das Pescas, Joe Borg, defendeu hoje um acordo internacional para reduzir a pressão pesqueira sobre o atum e, assim, prevenir a ameaça à espécie que está a preocupar os cientistas.
'As conclusões dos cientistas confirmam a preocupação expressa várias vezes de que o investimento pesqueiro era demasiado alto para as possibilidades de pesca, pois precisamos de manter a pesca do atum em níveis sustentáveis', afirmou Borg num comunicado.
O comité científico e estatístico da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT, sigla inglesa), alertou ontem, após cinco dias de reunião em Madrid, que os actuais níveis de pesca são três vezes superiores aos adequados a uma auto-regeneração optimizada da espécie.
O comissário comprometeu-se a manter a liderança do Executivo europeu nas iniciativas internacionais para evitar a deterioração dos recursos, mas pediu aos governos da UE e restantes países pesqueiros a trabalharem no mesmo objectivo.
'O êxito dependerá de todos os esforços que as partes interessadas possam juntar no próximo encontro da ICCAT, em Dubrovnik (Croácia), em Novembro, para adoptar medidas de recuperação dos 'stocks' da espécie e combater as actividades pesqueiras ilegais que ameaçam o futuro da pesca do atum', considerou o comissário.
Borg defendeu a elaboração de um programa ao longo do ano que cubra a gestão da espécie, da actividade até à sua comercialização." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: