terça-feira, fevereiro 07, 2006

"'Chave Verde' para empreendimentos turísticos amigos do ambiente", já noutros países da Europa e brevemente em Portugal

Segundo a Turisver, "Os empreendimentos turísticos que respeitem as boas práticas ambientais vão passar a ostentar o título 'Chave Verde'. A designação será atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa/Fundação para a Educação Ambiental. Para obter e manter esta designação, as unidades terão que cumprir uma série de requisitos e serão periodicamente inspeccionadas.
Segundo noticiou ontem a Agência Lusa, a Associação Bandeira Azul da Europa /Fundação para a Educação Ambiental vai lançar um programa que visa reconhecer boas práticas ambientais na indústria turística e promover o turismo responsável. O programa é dirigido a hotéis, pousadas e unidades de turismo rural que sejam responsáveis em termos ambientais.
Gestão ambiental, envolvimento da equipa de colaboradores, informação aos clientes, administração, ambiente interno, água, resíduos, energia, higiene e limpeza, alimentação, parques e áreas de estacionamento e actividades ao ar livre, são alguns dos requisitos que as unidades hoteleiras têm que preencher para poderem candidatar-se ao título 'Chave Verde'. Posteriormente, e de forma a manterem o título, os empreendimentos são sujeitos a auditorias regulares.
O programa 'Chave Verde' é um projecto de âmbito internacional que já está em funcionamento empaíses como a Dinamarca, Estónia, França, Suécia e Lituânia." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: