quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Parques eólicos com potência total de 300MW estarão a funcionar em Portugal em 2007

Segundo noticia o Diário Económico, o empreendimento eólico do Vale do Minho, um investimento de 362,6 milhões de euros que engloba uma dúzia de parques com uma potência total de 300 megawatts, deverá estar a funcionar em pleno em finais de 2007.
Espera-se que o início da construção da esmagadora maioria dos parques arrancará em 2006, logo depois da aprovação do traçado da linha de alta tensão que vai permitir debitar a energia na Rede Eléctrica Nacional.
Segundo fonte ligada ao processo, quando todos os parques do Vale do Minho estiverem a funcionar, "a potência instalada em Portugal quase quadruplicará, o que corresponde a uma forte contribuição para o cumprimento dos compromissos assumidos por Portugal no âmbito do Protocolo de Quioto".
Os centros electroprodutores eólicos previstos terão uma produção eléctrica anual de cerca de 760 gigawatts/hora, o que representa um valor de cerca de quatro vezes de todo o consumo eléctrico no Vale do Minho durante o ano de 2000.
Para a prossecução do projecto falta desbloquear a questão da linha de alta tensão, tendo já o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, manifestado publicamente a sua "total oposição" ao traçado previsto para a sua passagem no concelho.

Nenhum comentário: