terça-feira, fevereiro 28, 2006

"Gripe das Aves: 20 países embargam aves de capoeira e 'foie gras' franceses"

Segundo o AgroNotícias, "Paris, 27 Fev - Cerca de 20 países decretaram um embargo total ou parcial sobre as aves de capoeira ou o 'foie gras' provenientes de França, primeiro país da UE onde uma criação foi contaminada pelo vírus H5N1, anunciou hoje o governo francês.
Entre estes países figuram o Japão, Marrocos, Egipto, Tailândia e Coreia do Norte, precisou a ministra do Comércio Externo francesa, Christine Lagarde, numa conferência de imprensa no Salão da Agricultura, em Paris.
As exportações de aves e 'foie grãs' franceses para estes países representam apenas 5 por cento do total anual do sector, que é da ordem dos 1.400 milhões de euros, sublinhou a responsável.
Um primeiro foco do vírus H5N1 foi detectado na passada semana numa criação francesa, onde os cerca de 10.000 perus aí criados foram abatidos.
Primeiro exportador de aves da UE, a França conta com mais de 30.000 criações profissionais, com um número de negócios anual para o conjunto da produção avícola de 6.000 milhões de euros e 65.000 postos de trabalho.
Christine Lagarde lamentou os embargos, admitindo contudo que 'não são contrários às regras' da Organização Mundial do Comércio."
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: