terça-feira, fevereiro 07, 2006

"Portugal assina acordo para gestão internacional de químicos"

O jornal Público Última Hora noticia que "Mais de 120 países, entre os quais Portugal, assinaram hoje, no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, uma declaração sobre a gestão internacional de produtos químicos, uma questão que estava a ser discutida há mais de dois anos.
Os mais de 120 países acordaram usar produtos químicos de forma a minimizar os efeitos adversos para a saúde e para o ambiente.
A representar Portugal na reunião do conselho de administração do fórum internacional ambiental do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), que decorre esta semana no Dubai, está o ministro do Ambiente, Nunes Correia.
'A aproximação estratégica sobre a gestão internacional de produtos químicos foi adoptada depois de debates intensos e muito complexos', declarou o director executivo do UNEP, Klaus Topfer. 'Os países presentes atribuíram dez milhões de dólares [8,3 milhões de euros] para o arranque rápido do programa [de gestão de produtos químicos]', acrescentou.
Para Toepfer, a adopção desta declaração é 'absolutamente necessária' para a gestão global dos produtos químicos e para definir 'as formas de tratar estes produtos e os resíduos químicos'." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: