quinta-feira, fevereiro 02, 2006

"UE / África: Bruxelas destina 926 mil euros a São Tomé para conservação florestas"

De acordo com o AgroNotícias, "A Comissão Europeia decidiu destinar 926 mil euros a São Tomé e Príncipe no quadro de um programa de apoio à conservação da floresta tropical húmida da África Central, que abrange ainda outros seis países da região.
O executivo comunitário anunciou hoje o reforço do programa ECOFAC, para a conservação e utilização racional dos Ecosistemas Florestais da África Central, com o novo programa ECOFAC IV, que contempla a atribuição de 38 milhões de euros aos sete países. Fonte da Comissão precisou à Agência Lusa que para São Tomé a contribuição prevista é de 926 mil euros.
Os outros países contemplados são Camarões, República Centro-Africana, Congo, Gabão, Guiné Equatorial e República Democrática do Congo, sendo que a RD Congo representa metade das superfícies florestais da região. A África Central detém o segundo maior sistema florestal tropical do planeta, a seguir à Amazónia.
O programa ECOFAC (Ecossistemas Florestais da África Central) foi criado em 1992, na sequência da conferência do Rio de Janeiro sobre a diversidade biológica, e durante as primeiras três fases destinou apoios na ordem dos 70 milhões de euros.
Esta quarta fase 'estabelece uma relação entre os esforços de conservação e o desenvolvimento e a redução da pobreza', afirma a Comissão Europeia em comunicado.
Bruxelas sublinha que a protecção das florestas é 'crucial para o desenvolvimento de 65 milhões de pessoas', já que as populações locais destes países vivem 'extremamente dependentes dos recursos da floresta'."

Nenhum comentário: