terça-feira, janeiro 03, 2006

Produtos orgânicos vão receber certificação oficial

"Os produtos agrícolas cultivados sem agrotóxicos, carnes de animais tratados com alimentos orgânicos, cosméticos, tecidos e produtos de limpeza feitos com matéria prima vegetal e natural vão receber, já no início do próximo ano [2006], um selo do governo federal garantindo a origem e a qualificação para competir no mercado internacional.
O anúncio foi feito hoje [16.12.2005] pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, ao participar, no Riocentro, da abertura da BioFach América Latina, a maior feira latino-americana de produtos da agricultura orgânica.
Rodrigues disse que a certificação oficial vai facilitar a identificação dos produtos orgânicos, que hoje são certificados por institutos privados. Segundo ele, o selo faz parte da regulamentação da Lei 10.831, que trata da agricultura orgânica e foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2003.
De acordo com o ministro, a agricultura orgânica no Brasil representa apenas 3% da produção agrícola de todo o país, enquanto nos países desenvolvidos o índice chega a 20%. 'Há um espaço enorme para crescimento, e pretendemos chegar aos 20% de orgânicos nos próximos cinco a seis anos, incentivando, principalmente, os pequenos produtores' afirmou."
Leia a notícia na íntegra em Agência Brasil.