terça-feira, janeiro 24, 2006

Novo impulso ao aproveitamento da energia solar térmica

A instalação de painéis solares térmicos nas novas construções, ou outras soluções renováveis, passa a ser obrigatório em Portugal à luz da nova legislação sobre eficiência energética, ontem aprovada.
Os valores de referência apontam para 1 metro quadrado por ocupante, até ao limite de 50% da área de exposição solar, procurando assim dar um novo impulso ao Programa Água Quente Solar e ao objectivo de atingir um milhão de metros quadrados de painéis solares instalados, até 2010.
Em Portugal, os edifícios, residenciais e de serviços, são responsáveis por mais de 60% de toda a electricidade disponibilizada ao consumo.
Com a criação do sistema de certificação energética de edifícios, no futuro, todas as construções terão, à semelhança dos electrodomésticos, um certificado que caracteriza o consumo energético do edifício.
Salienta o Governo que se garante assim a correcta aplicação de todas as novas construções dos regulamentos sobre consumo energético em vigor. Os certificados serão emitidos por peritos qualificados, com novas oportunidades de formação e emprego.
A ADENE será a entidade responsável pela gestão do sistema de certificação, que acompanha e regista todos os certificados emitidos, supervisionando o trabalho dos peritos.
Espera-se com os novos regulamentos aumentar em mais de 30% a eficiência energética dos edifícios.
Leia-se Diário Económico.

Nenhum comentário: