terça-feira, janeiro 17, 2006

Turismo e Ambiente em Portugal II: "Ambientalistas enviam queixa a Bruxelas"

Como dá conta a edição de hoje do Diário de Notícias, "A Quercus vai avançar com uma queixa em Bruxelas contra os projectos turísticos do Pinheirinho e do Costa Terra. A associação de defesa do ambiente considera a decisão do Governo 'ilegal', pois põe em causa uma espécie vegetal de protecção prioritária a armeria rouyana. Uma acção nos tribunais nacionais também está a ser equacionada.
Os dois projectos situam-se em zona de Rede Natura 2000, uma classificação comunitária que pretende conservar espécies prioritárias. Como dos empreendimentos decorrerão impactos nestas espécies, as avaliações de impacto ambiental foram condicionadas a uma declaração de interesse público por parte do Governo. O despacho que reconhece o imprescindível interesse público dos projectos foi assinado no final do ano passado pelos ministros do Ambiente e da Economia e conhecido ontem." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está disponível na íntegra.

Sobre os projectos em causa, o mesmo jornal publica um artigo do jornalista Roberto Dores intitulado "Alentejo recebe 670 milhões de investimento", o qual está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: