sábado, janeiro 28, 2006

"Siderúrgicas desmatam o Pantanal"

"Visando combater o desflorestamento do Pantanal, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Ibama, vai intensificar a fiscalização nas siderúrgicas de Mato Grosso do Sul. Recentemente, o órgão aplicou multas no total de R$ 24 milhões em duas empresas do Estado por falta de reposição florestal e consumo ilegal de material lenhoso.
[...]
Um estudo divulgado recentemente pela organização Conservação Internacional (CI) aponta que as carvoarias são uma das causas da destruição de 17% da cobertura vegetal do ecossistema. Os dados foram coletados pelos cientistas da CI-Brasil, que analisaram imagens de satélite e compararam com a proporção da área que ainda tem vegetação nativa em relação à que já teve sua cobertura vegetal original suprimida.
Além das ações fiscalizatórias em curso, o Ministério do Meio Ambiente firmará acordos de cooperação técnica com a Conservação Internacional para fazer um alinhamento dos processos metodológicos de análise, com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul, responsável pela autorização de manejos florestais. O objetivo é promover uma gestão compartilhada das obrigações.
Essas ações vão ao encontro das recomendações do relatório da CI que sugere a atuação das diferentes esferas do Poder Público (municipal, estadual e federal), revisão da legislação vigente referente às áreas de proteção permanente e reservas legais para a região e maior esforço do Poder Público no sentido de avaliar profundamente o licenciamento e a fiscalização de empreendimentos que provoquem impactos."
Leia a notícia completa no Correio do Estado.