domingo, novembro 27, 2005

Seminário "Contratos e Instituições nos Agronegócios”

O PENSA, Programa de Agronegócios, e o CEDEO, Centro de Estudos de Economia, Direito e Organizações da Universidade de São Paulo, convidam para o Seminário "Contratos e Instituições nos Agronegócios”, a ser realizado no dia 01 de dezembro de 2005, das 9 às 17h., no Auditório do Prédio FEA 5, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo, Brasil.
Na ocasião serão apresentados os resultados do estudo sobre contratos na agricultura, que focalizou as transações de crédito agrícola, arrendamento de terras, venda antecipada de soja e mercado de sementes.
Essas transações apresentam grande complexidade que se reflete nos contratos e, neste contexto, são focalizados os aspectos formais e informais do ambiente institucional e dos mecanismos de resolução dos conflitos.
Durante o ano de 2005, foram realizados estudos de casos e um survey com dados primários com resultados validados em workshops pelos principais atores em cada transação: governo, indústrias, tradings, associações, sindicatos, bancos, cooperativas, bolsa de arrendamento, instituições de ensino e pesquisa, entre outros. A parte final do estudo contemplou pesquisas quantitativas com agricultores de soja em diversas partes do país.
Os temas do seminário serão:
1. Ambiente institucional e jurídico nos agronegócios;
2. Complexidade contratual: perspectiva do agricultor e dos agentes;
3. Políticas públicas e estratégias empresariais.
Solicita-se a confirmação de presença pelo e-mail projetos@pensa.org.br ou pelo telefone 55 (11) 3731-5311 e 55 (11) 3032-5966.