sábado, novembro 26, 2005

"Florestas: Portugal participa em acordo internacional contra exploração ilegal"

De acordo com o AgroNotícias, "Portugal foi um dos países da Europa e Norte de Ásia que acordaram hoje em São Petersburgo combater a exploração ilegal da floresta através da adopção de mecanismos de certificação e de fiscalização do comércio de madeira.
Em declarações à agência Lusa, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, que representou Portugal na Conferência dos Ministros da Europa e Norte de África para o reforço legal e da gestão da floresta, explicou que se trata de 'um acordo voluntário, de um compromisso político, não havendo qualquer obrigação legal'.
Além dos responsáveis governamentais de todos os países europeus e de outros, como a China, o Japão, EUA ou os países da antiga URSS, produtores ou importadores de madeira, estavam na reunião as organizações internacionais representativas da indústria da madeira.
Não estavam presentes associações portuguesas da área florestal ou de produção de pasta de papel, por exemplo, mas fazem parte das entidades internacionais que participaram. Por isso, Rui Gonçalves refere o optimismo relativamente ao futuro cumprimento das regras acordadas." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo pode ser lido em texto integral.

Nenhum comentário: