sábado, novembro 12, 2005

Audiência pública discutirá tratado sobre a Amazônia

As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional realizarão audiência pública para conhecer o Plano Estratégico da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a situação atual do Parlamento da Amazônia (Parlamaz).
O deputado Hamilton Casara (PSDB-RO), autor do requerimento para realização do debate, aprovado na última quarta-feira (9) pela Comissão de Relações Exteriores, pediu que a secretária-geral da OTCA, Rosalía Arteaga Serrano, compareça à reunião conjunta. A data da audiência ainda será definida.

Parceria entre países
Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela são os países que compõem a OTCA. Como a Guiana Francesa também integra a região, a França participa da organização como observadora.
Algumas das parcerias definidas pela organização são a descontaminação de rios e a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. Outras preocupações dos representantes da OTCA são as queimadas e a expansão da fronteira agrícola pelas madeireiras ilegais e pela biopirataria.
A OTCA depende de cooperação internacional para a execução de seus projetos. (Fonte: Agência Câmara)

Nenhum comentário: