sábado, novembro 26, 2005

"A partir de hoje: Rótulos de alimentos com indicação obrigatória exaustiva de ingredientes"

Como refere o Jornal de Notícias, "Os rótulos dos alimentos passam, a partir de ontem, a conter informação exaustiva sobre todos os elementos que compõem os ingredientes, de modo a evitar alergias, de acordo com uma directiva (lei europeia) de 2003. 'As novas regras obrigam à listagem de todos os sub-ingredientes dos ingredientes compostos, o que impede que sejam escondidos os alérgicos', lembra a Comissão Europeia em comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas.
Entre as alterações à directiva sobre a rotulagem dos alimentos, que entra hoje em vigor, destaca-se a abolição da 'regra dos 25%' - que permitia a omissão de informações sobre os elementos presente em ingredientes compostos que representassem menos de 25% do produto final. Foi ainda elaborada uma lista de ingredientes susceptíveis de causar alergias ou intolerância, como nozes, ovos, peixe e mostarda.
A nova rotulagem também passa a ser exigida nas bebidas alcoólicas que possam conter ingredientes da lista de alérgicos, como os sulfitos contidos em vinhos. A partir de hoje, todos os produtos que não cumpram as novas regras de rotulagem serão proibidos de ser colocados no mercado." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: