sexta-feira, novembro 18, 2005

"UE / BSE: Fabricantes de rações lançam novo código europeu para evitar doenças"

O AgroNotícias informa que "Os fabricantes europeus de rações animais lançaram hoje em Bruxelas um código de boas práticas para aumentar o controlo no fabrico de alimentos e diminuir o risco de contaminações, como a doença das 'vacas loucas', que atingiu Portugal.
O Código Europeu dos Fabricantes de Alimentos Compostos para Animais pretende pôr em prática um plano de controlo que englobe todas as etapas de fabrico, desde a recepção das matérias-primas à distribuição das rações, visando minimizar os riscos de contaminação.
A alimentação animal esteve na origem de crises alimentares provocadas pela encefalopatia espongiforme bovina (BSE), através das farinhas animais, e pela presença de dioxinas nos alimentos, o que levou à desconfiança dos consumidores e consequente diminuição do consumo dos produtos animais.
'A indústria de rações quer reconquistar a confiança dos consumidores, depois dos incidentes que aconteceram no passado, pelo que tem que exercer boas práticas', explicou Martin Tielen, presidente da Federação Europeia
de Fabricantes de Alimentos Compostos."
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: