segunda-feira, novembro 28, 2005

Guiné-Bissau interessada na cooperação brasileira na área de etanol

"O ministro de recursos naturais guineense, Aristides Ocante da Silva, afirmou hoje que Guiné-Bissau está interessado em cooperar com o Brasil na área de biocombustíveis, nomeadamente o etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar.
Segundo o ministro, a África Ocidental dispõe de terras e condições climáticas favoráveis ao plantio de cana-de-açúcar e à produção de etanol.
'Para nós, seria fazer face ao problema económico provocado pelo preço do petróleo e ajudaria no combate à pobreza', assinalou Ocante da Silva. O ministro guineense disse também que esta é 'uma oportunidade para o Brasil abrir uma porta da África Ocidental'.
Juntamente com representantes do Senegal e de Benin, Ocante da Silva veio conhecer a experiência brasileira na produção de etanol.
As delegações africanas foram recebidas hoje pelo ministro brasileiro da agricultura, pecuária e abastecimento, Roberto Rodrigues.
De acordo com o ministro, a formalização de um protocolo de cooperação com estes países na área do etanol 'ocorrerá no prazo mais curto possível'.
A intenção dos países africanos é estabelecer programas nacionais de etanol com o apoio de organismos internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)."
Leia a notícia completa no Agroportal.