quinta-feira, novembro 10, 2005

"ONU diz que despoluir Iraque vai custar 40 milhões de dólares"

O jornal Público Última Hora informa que "A despoluição do Iraque, marcado por 20 anos de conflitos e negligência ambiental, vai implicar 40 milhões de dólares (33,9 milhões de euros), estimaram hoje representantes iraquianos e peritos da ONU, em Genebra.
No Iraque existem milhares de sítios contaminados por resíduos tóxicos ou radioactivos que ameaçam a saúde pública, lembraram especialistas do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnua) durante a apresentação do primeiro relatório de avaliação à situação: 'Assessment of Environmental 'Hot Spots' in Iraq'.
Os cinco sítios considerados prioritários – com poluição de origem industrial ou militar - pelo Pnua situam-se perto de Bagdad. São apenas 'a parte visível do iceberg'.
Segundo a ministra iraquiana do Ambiente, Narmin Othman, muitos dos locais já contaminaram o solo e os lençóis freáticos perto de populações que os exploram, ignorando os riscos.
'A guerra, os conflitos e a instabilidade deixaram cicatrizes no povo e no Ambiente do Iraque', disse Klaus Toepfer, director-executivo do Pnua." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: