sábado, novembro 19, 2005

Audiência vai discutir uso de fogo no preparo do solo (Brasil)

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai promover audiência pública para debater as ações do Projeto Tipitamba, elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, e que desenvolve ações de preparo de área de plantio sem o uso do fogo. A tecnologia consiste na trituração da biomassa de vegetação secundária e sua utilização como cobertura morta do solo para o cultivo. Esse processo evita as perdas de nutrientes pela queima da vegetação e melhora as condições químicas, físicas e biológicas do solo pela adição de matéria orgânica.
O requerimento, apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), foi aprovado pela comissão na última quarta-feira (16). Serão convidados para o evento especialistas da Embrapa.
Para Perpétua, os deputados precisam conhecer as ações do Projeto Tipitamba, já que a utilização do fogo é a mais antiga tecnologia incorporada ao preparo do solo para o plantio. "Catástrofes ambientais têm ocorrido devido à falta de controle sobre o fogo. Com a aprimoração tecnológica, novos métodos são possíveis, visando à garantia da produtividade da agricultura familiar e à conservação do equilíbrio ambiental", defendeu a autora do convite.

Nenhum comentário: