sâmbătă, noiembrie 19, 2005

Comissão debaterá produção de biocombustível na Amazônia

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública para discutir as alternativas de produção de biocombustíveis na Amazônia.
Serão convidados para o evento o analista sênior de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia Antônio René Iturra, o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais (UFV) Juarez de Sousa e Silva, o professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV Paulo Henrique Alves da Silva e a pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco Marney Pascoli Cereda. O debate, proposto pelos deputados Gervásio Oliveira (PMDB-AP) e Hamilton Casara (PSDB-RO), foi aprovado na última quarta-feira (16) pela comissão.
Os deputados lembram que a Amazônia, por receber grande quantidade de energia solar, tem condições muito favoráveis de gerar biomassa, que poderia ser utilizada na produção de biocombustíveis a partir da mandioca e do dendê. Eles destacam a vantagem econômica dessa produção, que poderá proporcionar uma maior inclusão social e econômica da região amazônica, já que um barril de óleo de dendê custa 50 dólares (R$ 110), enquanto o de petróleo vale cerca de 60 dólares (R$ 132) no mercado internacional.
Oliveira e Casara salientam também o fato de o biocombustível representar uma fonte de energia renovável e não poluidora, que não prejudica a camada de ozônio nem agrava o efeito estufa.
O local e a data da audiência pública ainda não foram definidos.

Un comentariu:

Steve spunea...

Arrested for Weblog Threats
A Jackson, WI man-child was arrested for making threats on his weblog: On Thursday, Washington County Assistant District Attorney Holly Bunch charged [Anthony] Gregovich with unlawful use of computerized ...
Find out how to buy and sell anything, like things related to quality assurance highway construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like quality assurance highway construction!