A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública para discutir as alternativas de produção de biocombustíveis na Amazônia.
Serão convidados para o evento o analista sênior de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia Antônio René Iturra, o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais (UFV) Juarez de Sousa e Silva, o professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV Paulo Henrique Alves da Silva e a pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco Marney Pascoli Cereda. O debate, proposto pelos deputados Gervásio Oliveira (PMDB-AP) e Hamilton Casara (PSDB-RO), foi aprovado na última quarta-feira (16) pela comissão.
Os deputados lembram que a Amazônia, por receber grande quantidade de energia solar, tem condições muito favoráveis de gerar biomassa, que poderia ser utilizada na produção de biocombustíveis a partir da mandioca e do dendê. Eles destacam a vantagem econômica dessa produção, que poderá proporcionar uma maior inclusão social e econômica da região amazônica, já que um barril de óleo de dendê custa 50 dólares (R$ 110), enquanto o de petróleo vale cerca de 60 dólares (R$ 132) no mercado internacional.
Oliveira e Casara salientam também o fato de o biocombustível representar uma fonte de energia renovável e não poluidora, que não prejudica a camada de ozônio nem agrava o efeito estufa.
O local e a data da audiência pública ainda não foram definidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário