quarta-feira, novembro 02, 2005

China barra importações de aves de 14 países

A China proibiu a importação de aves e produtos relacionados de 14 países, incluindo Tailândia, Vietnã e Japão, onde foram detectados focos da doença, divulgou hoje o Ministério do Comércio chinês. "Para proteger nossos consumidores, estamos banindo todas as aves e produtos relacionados destes países", afirma comunicado divulgado hoje.
A proibição também abrange Indonésia, Camboja, Coréia do Norte, Romênia, Croácia, Cazaquistão, África do Sul, Mongólia, Turquia, Rússia e Suécia.Com a medida, a China se une à União Européia, Venezuela, Arábia Saudita e outros países que baniram as importações de aves dos países onde foram registrados focos da doença. No dia 25 de outubro a UE proibiu a importação de aves silvestres como medida de prevenção contra a chegada da doença a qualquer um dos 25 países que compõem o bloco. A China teve recentemente três focos da doença detectados. Não há registro de casos de contágio humano por enquanto. Autoridades da defesa sanitária do país declararam que os casos foram controlados e o vírus H5N1 contido.
O H5N1, a cepa que afeta humanos, é transmitido para as pessoas através do contato direto com a ave infectada, mas os especialistas descartam a transmissão da doença pelo consumo de produtos avícolas e seus derivados, já que o vírus morre quando o animal é cozido. (Fonte: Investnews)

Nenhum comentário: