quarta-feira, outubro 26, 2005

Turismo e Ambiente: "Quercus alerta CE para violação de directiva"

De acordo com o Diário de Notícias, "A Quercus enviou uma carta ao comissário europeu do Ambiente, alertando para a aprovação de dois grandes empreendimentos turísticos previstos para o litoral alentejano e que violam a directiva comunitária Habitats. O projecto Terra Nova e a Herdade do Pinheirinho estão previstos para a freguesia de Melides e contemplam a ocupação de 475 hectares e dez mil camas turísticas e residenciais.
Os projectos receberam uma declaração de impacto ambiental favorável mas condicionada ao reconhecimento de interesse público, por despacho conjunto dos ministros do Ambiente e da Economia. Nunes Correia admitiu há dias esta hipótese, embora ainda não haja um prazo para a decisão.
'Numa extensão de apenas três quilómetros de costa prevêem-se 410 moradias, três hotéis, dez aparthoteis, uma estalagem, sete aldeamentos/apartamentos e dois campos de golfe, entre outras infra-estruturas, estando já construído na mesma faixa um aldeamento e um parque de campismo', sublinham os ambientalistas na carta enviada a Stavros Dimas.
Para a Quercus, os projectos situam-se no sítio de Rede Natura 2000 'Comporta/Galé', pondo em causa a protecção de espécies e habitats ameaçados e definidos pela Europa como espaços de conservação prioritária." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: