terça-feira, outubro 25, 2005

Porto Alegre será palco, em 2006, do maior evento sobre a reforma agrária no mundo

"O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, retorna nesta quarta-feira (19) de Roma, Itália, onde discutiu os detalhes finais para a realização da Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural em Porto Alegre (RS). O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), será na capital gaúcha entre os dias 7 e 10 de março de 2006 e deverá reunir representantes de 188 países. A última conferência mundial sobre a reforma agrária ocorreu em 1979, em Roma.
Rossetto também participou, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de comemoração dos 60 anos do Comitê de Agricultura da FAO e do Dia Mundial da Alimentação. Mas a principal pauta do ministro na Itália foi o acerto dos preparativos finais para a realização da Conferência Internacional em Porto Alegre no início do próximo ano.
Depois da solenidade com Lula, Rossetto apresentou as ações desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no âmbito do Fome Zero. O ministro se encontrou ainda com o presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida), Lennart Bäge, para discutir o trabalho desenvolvido na Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), que terá novo encontro em novembro, no Uruguai. Ele também apresentou a Bäge o trabalho do MDA e do governo brasileiro para realização da Conferência Internacional sobre Reforma Agrária.
A agenda de Rossetto na Itália foi encerrada com uma reunião com o representante brasileiro junto aos Organismos Internacionais, Flávio Perri, ocasião em que também cuidaram da organização da conferência e elaboração de uma agenda conjunta de promoção e divulgação do evento."