sábado, outubro 08, 2005

Para Comissão, fumicultores estão em situação difícil (Brasil)

SÃO PAULO, 7 de outubro de 2005 - Os fumicultores estão numa situação difícil diante da provável ratificação da Convenção-Quadros para o Controle do Tabaco no Brasil, tratado internacional que tem por objetivo controlar o uso do tabaco. A opinião é do secretário da Comissão da Agropecuária e Reforma Agrária do Senado Federal, Marcello Varella. "A situação é complicada para os fumicultores", disse. Existem hoje no Brasil em torno de 2,7 mil trabalhadores envolvidos na atividade fumageira.
Conforme o profissional, o projeto, que se encontra na Comissão da Agricultura do Senado, deve se tornar válido no País até o dia 07 de novembro, prazo final estabelecido pelas Nações Unidas aos países que já assinaram o projeto. No entanto, Varello disse não saber se o documento será ou não ratificado no prazo estabelecido.
A falta de garantia de uma política agrícola para os fumicultores é um problema. "Algumas (autoridades públicas) querem que os fumicultores migrem para o plantio do tomate, por exemplo, mas ainda não há nenhuma garantia", disse. Na próxima terça-feira (11) a Comissão de Agricultura promoverá mais uma audiência pública para debater a questão do tratado internacional. O evento acontecerá em Cruz das Almas, na Bahia, o quarto promovido pela Comissão.
A Comissão da Agricultura promove o ato público com o objetivo de preparar um relatório para levar aos senadores. Daqui a dez dias o projeto será encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais, em seguida para Comissão de Relações Exteriores. (Fonte: Investnews)

Nenhum comentário: