terça-feira, outubro 25, 2005

Audiência discutirá plano de ação contra a gripe aviária

O plano de ação brasileiro para uma possível pandemia da gripe aviária, conhecida como gripe do frango, será discutido com o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, em audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. A audiência foi proposta pelos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Ronaldo Caiado (PFL-GO) e Moacir Micheletto (PMDB-PR).
De acordo com Gabeira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um alerta mundial e pediu que os países se preparem para uma eventual pandemia. A gripe aviária é uma doença transmitida ao homem pelo contato com aves ou fezes de aves contaminadas. O vírus que provoca a doença é conhecido como H5N1. Ainda não há registro de contaminações entre seres humanos, o que segundo a Organização Mundial de Saúde, deflagaria a pandemia.
Na audiência, os deputados devem discutir, além de pesquisas sobre vacinas e planos de estoques de medicamentos, a realização de campanha de esclarecimento sobre a doença, dirigida aos produtores de aves, limpezas químicas dos calçados de passageiros que desembarquem em portos e aeroportos do País, principalmente aqueles originários de países asiáticos.
A reunião está marcada para quinta-feira (27), às 14 horas no plenário 6. (Fonte: Agência Câmara)

Nenhum comentário: