terça-feira, outubro 25, 2005

"União Europeia adopta embargo às importações comerciais de aves"

O jornal Público Última Hora acaba de noticiar que "Os responsáveis veterinários dos 25 Estados membros deram hoje luz verde à proposta da Comissão Europeia de embargo, até 30 de Novembro, às importações comerciais de aves, uma medida que vai entrar em vigor nos próximos dias.
O embargo visa as 'importações de aves de cativeiro comerciais' e entrará em vigor depois de uma decisão da Comissão, esperada para os próximos dias. Os particulares serão autorizados a trazer até cinco aves selvagens das suas viagens a países incluídos numa lista pré-definida, com a condição de que os animais tenham sido submetidos a um período de quarentena de 30 dias.
'Como solução alternativa à quarentena, as aves poderão ser admitidas se tiverem sido vacinadas contra a gripe das aves ou se tiverem um teste negativo à gripe das aves durante um período de isolamento de dez dias antes da deslocação', acrescenta a Comissão.
Esta decisão surge depois de ter sido detectado no Reino Unido um papagaio proveniente do Suriname, América do Sul, que morreu com o vírus da gripe das aves H5N1 durante um período de quarentena.".

Nenhum comentário: