terça-feira, outubro 04, 2005

Em Portugal, "Petrolíferas estudam fábrica para tratar óleos usados"

De acordo com um artigo da jornalista Ana Maria Gonçalves, publicado na edição de hoje do Diário Económico, "A Sogilub - Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, comprometeu-se, no âmbito da licença que acaba de receber do Governo para liderar o negócio, a estudar a viabilidade de construção, em território nacional, de uma fábrica de regeneração deste tipo de produtos. A decisão será tomada, segundo a APETRO - Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas, detentora de 60% do capital da Sogilub, até finais de 2006. Até lá, parte dos resíduos destinados à regeneração, continuarão a ser exportados para Espanha, o que obriga a um custo adicional na gestão do sistema.
Segundo fonte oficial da APETRO, as estimativas preliminares sugerem que abaixo das 20 mil toneladas não se justifica a instalação de uma unidade industrial. Actualmente são enviados para o outro lado da fronteira cerca de 10 mil toneladas.
À luz do novo modelo, os óleos produzidos, cerca de 100 mil toneladas por ano, e que depois de utilizados originam um resíduo perigoso, serão canalizados para empresas de reciclagem, regeneração e valorização energética. Para suportar esta logística será cobrada uma eco-taxa, na ordem dos 5%, que será repercutida no preço final dos lubrificantes." (A hiperligação foi acrescentada)
Este texto esta acessível na íntegra.

Nenhum comentário: