terça-feira, outubro 25, 2005

Seminário debaterá agência reguladora para a agricultura (Brasil)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (26) o seminário "Grito do Campo: Alerta à Nação", proposto pelo presidente da comissão, deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO). O objetivo do evento é debater os reflexo da crise agropecuária brasileira e a criação de uma agência reguladora para o agronegócio brasileiro. O seminário será realizado em parceria com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.
Para o deputado Ronaldo Caiado, o País precisa de legislação moderna e da participação da sociedade para disciplinar a atuação dos setores econômicos no agronegócio e para corrigir as falhas de mercado. Por esse motivo, ele propõe a criação da agência reguladora, que teria por meta discutir temas como cartelização, juros, preços abusivos e as dificuldades de entrada no mercado.
Na opinião do presidente da Comissão de Agricultura, a crise atual é provocada pela grande oferta de produtos agropecuários, que são vendidos a preços muito baixos para os consumidores urbanos, mas prejudicam o produtor. "É uma crise de abundância que penaliza quem produz. A perda de renda da agricultura, sem contar os prejuízos recentes devido à ocorrência de febre aftosa no rebanho bovino, já soma R$ 17 bilhões em 2005", afirma o deputado, lembrando que o governo recolhe 35% do valor da produção em impostos.
O parlamentar lembra que o governo federal não cumpre o orçamento aprovado pelo Congresso Nacional e contingencia grande parte dos recursos. "O setor agrícola não possui poder econômico para defender seus interesses. O fato recente da não liberação de recursos federais para fiscalização sanitária no rebanho bovino acabou gerando mais uma grave crise no campo, com o surgimento de focos de febre aftosa, que já causou prejuízos da ordem de R$1,5 bilhão", critica Caiado. (Fonte: Agencia Camara)

Nenhum comentário: