domingo, março 19, 2006

"UE / Gripe das aves: Bruxelas propõe ajudas a avicultores para redução da produção"

De acordo com o AgroNotícias, "A Comissão Europeia deverá apresentar segunda-feira propostas para a concessão de ajudas aos produtores avícolas afectados pela crise causada pela gripe das aves, que incluem pagamentos para redução da produção face ao decréscimo do consumo na União Europeia.
As propostas deverão ser apresentadas aos ministros da Agricultura dos 25, que se reúnem em Bruxelas, pela comissária europeia da tutela, Mariann Fischer Boel, que admite conceder ajudas aos agricultores para descerem a produção de aves, cujo consumo diminuiu em vários países, Portugal incluído, na ordem dos 15 por cento, disse à agência Lusa fonte comunitária.
Bruxelas está ainda a estudar o investimento de fundos agrícolas não gastos noutros sectores para financiar, na totalidade ou juntamente com as capitais, outras medidas de compensação aos avicultores, mas os montantes não foram revelados.
A iniciativa do executivo comunitário, que será finalizada durante o fim-de-semana, surge na sequência de um pedido da Espanha, França, Grécia e Itália, apresentado na última reunião de ministros da Agricultura europeus, para fazer frente ao decréscimo de consumo de aves na Europa. O pedido daqueles três países foi apoiado por Portugal, Malta, Irlanda, Chipre, Hungria, Polónia, Eslovénia, Holanda e Alemanha."
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: