marți, martie 07, 2006

"Registo de aves domésticas passa a ser obrigatório em Portugal"

De acordo com o jornal Público Última Hora, "A Direcção-Geral de Veterinária anunciou hoje a obrigatoriedade de declarar todas as aves domésticas em Portugal, para consumo ou outros fins, sob pena de multa e de não indemnização em caso de abates devido à gripe das aves. De acordo com a decisão tomada após uma reunião da Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviária, ficam apenas excluídas as aves que não tenham possibilidades de contactar com outras como, por exemplo, periquitos em gaiolas dentro de casa ou galinhas em capoeiras interiores.
Em conferência de imprensa, o director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, realçou que a medida visa 'conhecer os animais que estão no exterior' e permitir uma intervenção com 'mais eficácia' das autoridades caso se verifique em foco de infecção pelo vírus H5N1, a estirpe mais perigosa da gripe das aves.
A declaração passa a ser obrigatória e deve ser feita à junta de freguesia ou ao veterinário municipal, não estando ainda definida a data de conclusão deste processo, explicitou o director-geral de Veterinária." (A hiperligação foi acrescentada)
Esta notícia está disponível em texto integral.

Niciun comentariu: