sexta-feira, março 17, 2006

"Conselho Mundial da Água diz que melhorar gestão do recurso tem 'urgência extrema'"

De acordo com o Público - Ecosfera, "O presidente do Conselho Mundial da Água (CMA), Loïc Fauchon, sublinhou hoje que a melhoria da gestão deste recurso no mundo tem uma 'urgência extrema', durante a abertura do 4º Fórum Mundial da Água, que se realiza no México de 16 a 22 de Março. 'Queremos que o homem se torne amigo da água', disse Fauchon, também co-presidente do fórum do México.
'A água é um grande motivo de preocupação e, por vezes, de conflito. A água está em perigo e, como ela, todos nós. Há muita água no planeta mas cada ano os recursos disponíveis por habitante diminuem', insistiu. 'A demografia, a poluição e a degradação dos solos' estão na origem da crise actual da água, acrescentou. O responsável manifestou a esperança de que o fórum seja 'um espaço de debate e um local de diálogo para reforçar a ideia de que não pode haver desenvolvimento sem água'.
No seu discurso de inauguração do fórum, onde se reúnem líderes de 121 países, o Presidente mexicano Vicente Fox considerou que 'a água é um bem público que todos os governos devem garantir'. 'O México partilha com todas as nações o objectivo global de alcançar um equilíbrio na utilização da água', acrescentou." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta notícia está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: