quarta-feira, março 01, 2006

Granjas dos EUA terão gripe aviária em breve

A gripe aviária está se espalhando rapidamente pelo mundo e deve em breve infectar aves selvagens e domésticas nos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira o secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Michael Leavitt.
Em depoimento a uma comissão do Senado que analisa o orçamento da secretaria para o combate a possíveis casos humanos da gripe aviária, Leavitt disse que ninguém sabe quando ou se o vírus será uma ameaça às pessoas. Mas afirmou que "é apenas questão de tempo - pode ser muito em breve" para que as aves selvagens e possivelmente as de granjas desenvolvam a doença.
Leavitt disse que a mera contaminação de aves com o vírus H5N1 não criaria uma emergência de saúde pública nos EUA, o que ocorreria apenas se o responsável pela doença sofresse uma mutação que lhe permitisse o contágio entre humanos.
Até agora, o H5N1 matou 94 pessoas em sete países.
Mas democratas da Comissão de Orçamento do Senado criticaram a preparação do governo Bush para uma eventual epidemia, dizendo que não há verbas federais suficientes para a produção de vacinas, formação de estoques de outros remédios, detecção da doença e preparação das comunidades.
- Isso pode ser o desastre da nossa época. Dois bilhões de dólares não bastam - disse o senador Kent Conrad, líder democrata na comissão. Ele se referia aos US$ 2,3 bilhões adicionais que o governo Bush solicitou ao Congresso. No fim do ano passado, o Congresso já havia liberado US$ 3 bilhões.

Fonte: Reuters - 01/03

Nenhum comentário: