sábado, março 18, 2006

"Censo de capoeiras pronto em Abril"

Como dá conta um artigo de Eduarda Ferreira no Jornal de Notícias de hoje, "Os proprietários de aves de capoeira e outras, de companhia ou competição desportiva, poderão declará-las até à última semana de Abril nas juntas de freguesia. À indicação deste prazo soma-se agora um novo critério desta medida visando a prevenção e controlo da gripe das aves não é necessário declarar quantas, bastará informar que tipos de aves se possui.
O prazo para cumprimento do aviso lançado a 6 de Março pela Direcção-Geral de Veterinária foi ontem acordado entre o presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e o ministro da Agricultura. Depois da divulgação do aviso para recenseamento das aves de criação doméstica, as juntas de freguesia, uma das entidades a que fora cometida a responsabilidade de receber as declarações dos proprietários, viram-se a braços com um trabalho para o qual não têm meios. Isso mesmo foi ontem sublinhado pelo presidente da ANAFRE, na audiência com os responsáveis pela medida. Segundo disse ao JN Armando Vieira, presidente da associação que congrega estes órgãos do poder local, 'houve uma clarificação sobre a diversidade e especificidade das freguesias e reconhecido que devia ter havido articulação prévia com elas'. O facto de muitas não terem sequer um funcionário administrativo criou problemas, dado que 'acorreu muita gente a recensear as aves logo na primeira semana após o aviso'. Tudo agora está a correr a um ritmo mais atenuado. Para o mesmo responsável, 'o importante é que este trabalho seja concluído com êxito e que mais tarde ele seja reconhecido como bom contributo de prevenção'.
A ANAFRE recebeu a garantia de que as juntas sem meios para proceder ao censo poderão reencaminhar os proprietários para os serviços veterinários municipais ou para os serviços desconcentrados do Ministério da Agricultura. Estes últimos poderão também deslocar técnicos seus para as juntas."

Nenhum comentário: