marți, martie 28, 2006

Índice de Sustentabilidade Garante mais Qualidade e Competividade ao Agronegócio

"Pesquisadores do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão envolvidos na definição de um Índice de Sustentabilidade (IS) que garanta mais qualidade e competitividade aos produtos agropecuários.
Esta é mais uma ferramenta disponibilizada ao agronegócio brasileiro para atender às exigências dos importadores e consumidores quanto à garantia da qualidade e sanidade dos alimentos, levando em consideração, ainda, os aspectos sociais e ambientais da produção. O programa, já em fase de experimentação, permite o acompanhamento e a validação das técnicas de produção, da sustentabilidade do uso das terras e do monitoramento do ciclo de vida dos produtos. As pesquisas estão apoiadas em geotecnologias e monitoramento por satélite, e o projeto piloto está direcionado para a produção de cana. No futuro, deve se estender para outras cadeias produtivas (soja, laranja, café, pecuária de corte, etc).
Coordenado pelo professor Evaristo Eduardo de Miranda, da Embrapa Monitoramento por Satélite, em parceria com o Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (DEPROS) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, o projeto será apresentado oficialmente durante a II Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Produtos Agropecuários, que será realizada em Brasília, de 10 a 12 de abril. O IS atende às crescentes exigências dos compradores externos de produtos primários do Brasil. Quando implantado, a partir do próximo ano, obedecerá regras simples, por ser declaratório, voluntário e obtido por um período determinado. Para os técnicos, o grande atrativo econômico para a produção sustentável é a busca do lucro. E isto, eles garantem, será obtido pela redução de custos, agregação de valor, obtenção de novos mercados e a garantia de sobrevivência a longo prazo".

Niciun comentariu: