marți, martie 07, 2006

Acordo Brasil-Reino Unido sobre Questão Climática é Assinado

A ministra britânica do Meio Ambiente, Margaret Beckett, e o titular brasileiro de Assuntos Exteriores, Celso Amorim, assinaram hoje em Londres um acordo para melhorar a cooperação bilateral em questões como a mudança climática e o desenvolvimento sustentável.
A declaração conjunta, parecida com outras já assinadas pelo Governo britânico com a China e a Índia, foi rubricada durante a visita de Estado de três dias iniciada hoje pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Reino Unido.
O acordo estabelece a criação de um grupo de trabalho sobre mudança climática, que estará centrado em cinco áreas, como a promoção de tecnologias que emitam menos carbono à atmosfera e a melhora da colaboração científica para analisar os efeitos do aquecimento do planeta.
Além disso, ambos os países se comprometem a intercambiar pontos de vista, potencializar o desenvolvimento no Brasil de energias limpas e manter um diálogo sobre os vínculos entre a mudança climática, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento social.
"O acordo demonstra nosso compromisso de enfrentar os desafios que o aquecimento do planeta coloca", explicou Beckett.
A declaração conjunta estabelece também o desenvolvimento de um marco de diálogo de alto nível entre o Reino Unido e o Brasil sobre desenvolvimento sustentável, em que serão abordadas questões como a biodiversidade e a gestão das florestas.
"O desenvolvimento sustentável apresenta desafios para todos e temos que abordá-los de uma forma integrada. Este acordo nos proporciona uma plataforma para melhorar o entendimento entre o Reino Unido e Brasil, o intercâmbio de lições e a tomada de ações conjuntas", afirmou a ministra britânica.
EFE - 07/03/06

Niciun comentariu: