quinta-feira, abril 13, 2006

"WWF alerta: certificação FSC é solução para a defesa do mercado da cortiça"

Como refere o AgroNotícias, "A organização WWF considera que a certificação florestal FSC é a solução para o sector da cortiça português se defender da ameaça dos vedantes alternativos. O selo do FSC - Forest Stewardship Council - é um reconhecimento, a nível mundial, que distingue a responsabilidade ambiental e social na gestão florestal. O WWF, Fundo Mundial para a Natureza, apela ao sector da cortiça português, industriais, produtores e gestores florestais, para adoptarem a certificação FSC.
Em Portugal foram recentemente divulgados publicamente importantes investimentos na adopção de vedantes alternativos às rolhas de cortiça, o que mostra que o sector vinícola português pode estar a acompanhar as tendências mundiais do mercado - 32% do número global de garrafas utiliza vedantes alternativos à rolha de cortiça. O WWF considera esta situação preocupante para o futuro da conservação dos montados e florestas de sobreiro do Mediterrâneo.
Para o WWF a certificação florestal FSC permite aos proprietários e gestores melhorar a gestão florestal e aceder a um mercado cada vez mais exigente. A certificação florestal FSC é a única solução para o sector da cortiça comunicar ao mercado, de forma eficaz, que os seus produtos provêm de florestas geridas de uma forma responsável. Ao mesmo tempo permite criar novas oportunidades de mercado junto de públicos que procuram produtos amigos do ambiente."
Esta peça jornalística pode ser lida em texto integral.

Nenhum comentário: