terça-feira, abril 11, 2006

Universidades do Rio terão centros para estudar energia solar

Universidades do Rio terão centros para estudar energia solar: Iniciativa faz parte de um convênio entre a BP e o governo do Estado do Rio de Janeiro para a instalação de painéis solares.
A Universidade Estadual do Norte Fluminense vai inaugurar ainda este ano um parque modelo de geração de energia alternativa. O coordenador do núcleo de energia alternativa da UENF, Valdo Marques, explica que o parque, com 33 painéis solares doados pela British Petroleum, terá recursos da ordem de R$ 600 mil aplicados pela termelétrica Termorio
A empresa britânica também fornecerá mais 15 desses equipamentos para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de um convênio entre a BP e o governo do estado do Rio de Janeiro, assinado na última quinta-feira, 6 de abril. Segundo o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, esses 48 painéis, orçados em R$ 80 mil, permitirão a realização de estudos sobre energia solar nas duas instituições de ensino.
Marques destaca que o parque da UENF ocupará uma área de 2,5 mil m² e terá uma unidade de armazenamento, controle e distribuição de energia; uma casa demonstrativa; postes de iluminação pública; áreas de lazer; poço semi-artesiano e torre de 50 metros de altura para monitorar o vento e a radiação solar.
"O parque servirá para realizar pesquisas com fontes de energia renovável, além de conscientizar a população sobre a necessidade e a viabilidade de usá-las", diz. De acordo com Marques, o projeto ainda vai colaborar para a conservação do meio ambiente pois utilizará fontes limpas. O parque deve ser concluído, segundo o coordenador, em setembro destee ano e estará aberto para visitação.

- Victor Barros - Da Agência Canal Energia - 10/04/2006

Nenhum comentário: