domingo, abril 16, 2006

"OMC: Estados Unidos e União Europeia devem fazer concessões"

Segundo o AgroNotícias, "Nairobi, 15 Abr -O director-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, pediu sexta-feira aos Estados Unidos e à União Europeia (UE) para reduzirem as subvenções e assim desbloquear as discussões no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Segundo Lamy não haverá avanços enquanto os dois gigantes económicos não fizerem concessões. 'Deve ser feito e cabe aos Estados Unidos aceitar grandes cortes nas subvenções agrícolas', afirmou Lamy, durante uma reunião de um dia dos ministros do Comércio da União Africana (UA) em Nairobi. 'Quanto à União Europeia, ao Japão e aos outros, estes deviam aceitar o que os Estados Unidos devem aceitar em termos de subvenções para além de cortes reais nas tarifas agrícolas', acrescentou.
'Não é que o que está sobre a mesa não seja nada, mas é insuficiente para chegar a um acordo' no âmbito da OMC, indicou Lamy, referindo-se às propostas norte-americanas e europeias. 'É absolutamente importante que os pesos-pesados nos ajudem a dar passos em frente', afirmou ainda Pascal Lamy.
Os países africanos estão na primeira linha dos países em vias de desenvolvimento para pedir à União Europeia e aos Estados Unidos para renunciar às subvenções agrícolas no âmbito das negociações da OMC.
O ciclo de negociações da OMC de Doha, iniciado em 2001, deve terminar até ao final de 2006 levando a uma liberalização generalizada comércio mundial em benefício dos países em desenvolvimento. Os principais países da OMC devem chegar a um acordo antes de 30 de Abril se pretendem concluir o ciclo de Doha este ano."

Nenhum comentário: