segunda-feira, abril 10, 2006

Gripe Aviária: "Seis semanas para recensear aves domésticas" em Portugal

Segundo o Jornal de Notícias, "Os proprietários de aves domésticas têm seis semanas, até 21 de Maio, para recensear os animais no âmbito do programa de prevenção contra a gripe aviária, anunciou hoje o presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
O prazo foi decidido hoje depois de uma reunião entre o Director-Geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, e o presidente da ANAFRE, Armando Viera.
'Todos os animais têm de estar registados até 21 de Maio. Agora é preciso sensibilizar as juntas de freguesia e os párocos para que tenhamos o processo concluído dentro do prazo estabelecido', disse à Agência Lusa Armando Vieira.
Além das juntas de freguesia, o registo do número e variedade de aves domésticas pode ser feito nas direcções regionais de Agricultura e junto dos médicos veterinários municipais.
A medida tem como objectivo traçar um quadro da sua localização e das várias espécies, para que seja possível actuar mais depressa em caso de suspeitas de infecção pelo vírus H5N1 da gripe das aves.
'Para cumprir este objectivo' Armando Vieira apelou a que as juntas de freguesia 'façam o registo no mais curto período de tempo' e revelou que assim que foi anunciada a obrigatoriedade do registo 'houve uma avalanche de adesão das pessoas'. No entanto, nos últimos tempos o recenseamento não tem corrido com a rapidez desejada e por isso a ANAFRE espera que com a 'definição de um prazo crie uma nova dinâmica'.
Questionado sobre o ponto actual do recenseamento, Armando Viera disse que 'nem a ANAFRE nem a DGV têm dados fiáveis que permitam saber qual a percentagem de locais já referenciados'.
'Se porventura não fizermos um recenseamento e vier a acontecer um foco infeccioso é importante intervir imediatamente para eliminar o foco', lembrou o presidente da ANAFRE. Prova disso foi o simulacro realizado na última semana de Fevereiro pelo Governo que apontou como 'ponto fraco' do plano de contingência contra a gripe das aves o desconhecimento do local onde estão os animais. De acordo com o ministro da Agricultura, Jaime Silva, ao longo de um ano existem cerca de 32 milhões de aves em Portugal, dos quais 16 milhões são frangos. Mais de 80 por cento destes 32 milhões de aves em Portugal são industriais e já estão devidamente identificados." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: