domingo, abril 02, 2006

"OMC: Reunião do Rio faz avançar negociações sobre ciclo de Doha"

De acordo com o AgroNotícias, "As discussões de sábado no Rio de Janeiro entre negociadores dos Estados Unidos, da União Europeia (UE) e do Brasil permitiram fazer avançar as conversações para definir as grandes linhas de um acordo sobre o ciclo de Doha.
O acordo deve ser conseguido até 30 de Abril no seio da Organização Mundial do Comércio, segundo os participantes.
'Estamos agora mais perto uns dos outros' para chegar a um acordo sobre um comércio internacional 'justo e equilibrado', afirmou, sem revelar mais pormenores, o representante norte-americano do Comércio, Rob Portman, durante uma conferência de imprensa após a reunião informal, realizada no Copacabana Palace do Rio.
'Existe uma possibilidade de chegar a um acordo até ao final de Abril. Ainda não temos os contornos para um acordo, mas já não temos uma página em branco', afirmou, por seu lado, o comissário europeu, Peter Mandelson.
'O encontro foi positivo', sublinhou o chefe da diplomacia brasileira, Celso Amorim. Segundo o político brasileiro, os temas dos apoios internos, do acesso aos mercados na agricultura, do acesso aos produtos não agrícolas e o ciclo de Doha em geral foram debatidos de forma 'ampla e franca'. Os 'sacrifícios' deverão ser 'proporcionais ao nível de desenvolvimento', acrescentou. Entre algumas das conclusões que serão debatidas em Genebra 'sublinhámos a necessidade de acelerar as simulações para ter uma noção exacta dos números, principalmente no apoio interno', acrescentou Amorim."

Nenhum comentário: