sexta-feira, maio 12, 2006

"Gripe das aves: Maioria dos portugueses já declarou aves domésticas"

Segundo o AgroNotícias, "O director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro , mostrou-se hoje convencido de que 'a grande maioria das explorações' de aves domésticas de Portugal estão já declaradas, a dez dias do fim do prazo estipulado para o efeito.
Os proprietários de aves domésticas (à excepção daquelas que não tenham possibilidade de contactar com outras) estão desde 07 de Março obrigados a declarar os seus animais, no âmbito do programa de prevenção contra a gripe aviaria.
Em declarações à Agência Lusa em Viseu, onde hoje participou no colóquio 'Zoonoses: ameaça invisível', Agrela Pinheiro estimou que tenham já sido feitas 'centenas de milhares de declarações', relativas a freguesias de todo o país.
'É um número muito grande que já está declarado e introduzido na base de dados. Temos a expectativa de que a grande maioria das explorações esteja declarada, o que nos permite ter um conhecimento muito maior no caso de existir um problema e termos de fazer uma intervenção', referiu o também presidente da Comissão de Acompanhamento da Gripe das Aves.
Os proprietários que não o fizerem até ao próximo dia 21, além dos potenciais riscos para a saúde, 'incorrem em penalizações e em nunca poderem invocar o direito de serem indemnizados pelo abate compulsivo dessas aves em caso de necessidade', alertou."
Este artigo pode ser lido na íntegra.

Nenhum comentário: