quarta-feira, maio 03, 2006

"Década de embargo à carne de vaca britânica termina esta semana"

O jornal Público Última Hora noticia que "As exportações de carne de vaca britânica para a União Europeia (UE) devem ser retomadas esta semana, terminado o embargo em vigor desde 1996 devido à doença das 'vacas loucas'. Em 1996, a União Europeia embargou as compras de carne de vaca e produtos associados vindas do Reino Unido devido à crise da encefalopatia espongiforme bovina (BSE), que vitimou mais de 160 pessoas devido à transmissão da nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob. Esta variante da doença neurodegenerativa provou ser originada pelo consumo de carne contaminada com BSE, tendo causado a maioria das suas vítimas no Reino Unido, mas também em alguns países da Europa, como França.
Em Março, os peritos de segurança alimentar da UE decidiram pôr fim ao embargo, considerando que o país fez grandes progressos no combate à doença e na adaptação às regras comunitárias de segurança. Também o Parlamento Europeu debateu a decisão dos peritos, dando o seu aval à importação de carne e gado vivo britânicos para os 25 Estados-membros.
A decisão foi publicada no Jornal Oficial da UE e o único passo em falta para oficializar as trocas comerciais é a adaptação da legislação britânica ao novo cenário, algo que deve acontecer hoje."
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: